
A poluição do ar, agravada por longas estiagens, é um dos maiores problemas da capital paulistana hoje. Ao lado dela, o acúmulo de lixo. A cidade "exporta" seus resíduos para aterros cada vez mais distantes, enquanto proliferam os lixões clandestinos.
A oferta de cultura, esporte e lazer em São Paulo ilustra bem os contrastes da metrópole. Enquanto eventos como as Viradas Esportiva e Cultural reúnem milhões, parques, praças e equipamentos culturais, especialmente os localizados na periferia, estão abandonados.
Congestionamentos batem recordes, ônibus e trens trafegam lotados, ciclistas arriscam a vida nas ruas. O caos do trânsito paulistano gera estresse, atrasos, perda de produtividade e tragédias. Em 2011 foram 1.365 vidas perdidas em acidentes, quase 4 por dia.
São Paulo é a quinta maior metrópole do mundo e a maior da América Latina. A segurança pública é uma das maiores preocupações da cidade. Com altos índices de violência, a capital apresentou no ano passado quase 198 mil casos de furto, sendo 43 mil só de veículos. E os homicídios cresceram.
série desafios paulistanos: