top of page

DE REPÓRTER A CANDIDATO

ALEX RAPPAPORT, terceiro semestre

 

Celso Russomanno, repórter, político e atual candidato à prefeitura de São Paulo, nasceu no dia 20 de agosto de 1956, na capital paulistana. Iniciou sua carreira na televisão aos 30 anos, apresentando, na TV Gazeta, o programa “Circuito Night and Day”.
Atualmente com 56 anos, ficou conhecido como repórter de televisão, trabalhando pelas emissoras, Bandeirantes, Rede TV e SBT, onde ganhou notoriedade ao apresentar um quadro no programa popular Aqui Agora, em que mediava reclamações de consumidores que se sentiam lesados por empresas de segmentos variados.

Formado em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, foi acusado de exercício ilegal da advocacia por não ter registro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), necessário para o ofício.
Foi acusado também, de ter se apresentado como advogado, em seu repertório biográfico da Câmara dos Deputados e de aliciamento de clientes através de anúncio em que a sua própria voz o representava.
Sua carreira na televisão durou até 1994 quando se candidatou a deputado federal pelo PSDB, sendo o deputado mais votado no Brasil naquele ano, com mais de 233 mil votos.
Foi acusado de ter sensibilizado o povo e se promovido politicamente através de uma emblemática gravação do programa “Circuito Night and Day”, do qual era repórter, em 1990. Na ocasião, optou por fazer uma matéria sobre o estado crítico que sua esposa vivia no hospital e a deficiência no atendimento médico. Enquanto gravava, sua esposa veio a falecer, o que comoveu alguns e a outros gerou a crítica de que Russomanno preferiu fazer sua matéria ao invés de ficar com sua esposa.
Foi deputado federal por quatro vezes consecutivas e por dois partidos diferentes. De 1995 a 1999, exerceu o cargo pelo PSDB. Do ano de em diante foi deputado federal pelo PPB (Partido Progressista do Brasil).
Como deputado, fundou em 1995 o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), ONG que tem como objetivo atender gratuitamente consumidores lesados. De acordo com informações de seu site oficial http://celsorussomanno.com.br/biografia/, percorreu o Brasil como vice-presidente da CPI do Narcotráfico, ocasião em que foram presos mais de 150 traficantes de drogas no território paulista e representou o país na Reunião das Nações Unidas (ONU) para a discussão do crime organizado e o narcotráfico no mundo.
Segundo também sua pagina oficial, contribuiu para o Estatuto do Idoso, foi relator do Estatuto do Torcedor e da Lei da Assinatura Digital.

bottom of page